7 motivos para utilizar crawlers na rotina de dados

benefícios de cralwers para empresas

De que vale a tecnologia, se não para aprimorar processos e torná-los mais eficientes? A rotina de dados pode ser entendida como todas as atividades que, de alguma maneira, envolvem o tratamento de informações. Na era do big data e da transformação digital em empresas, a automatização de processos faz parte das ações que trazem ganhos em diversas áreas.

Parte dessas ações está relacionada à busca, coleta e organização de dados, comuns na rotina de diversas áreas, do planejamento estratégico ao backoffice. Imagine quanto tempo leva-se para pesquisar fontes de dados e coletar informações, todos os dias? O quanto isso poderia ser revertido em tempo e investimentos focados na qualidade das análises?

Os crawlers são robôs inteligentes para coleta de dados, um tipo de solução em mineração de dados que permite encontrar e validar informações com mais agilidade e acurácia. Confira, a seguir, os 7 principais motivos para implementar crawlers na rotina de dados da sua empresa.

Escalabilidade estratégica e operacional

Muito se fala em adotar a cultura data-driven nas empresas, ou seja, orientar estrategicamente a tomada de decisões por dados, tendo em vista maior assertividade em todas elas. 

Neste caso, considerando o grande volume de dados, na maioria das vezes não estruturados que circulam diariamente, com origem em diversas fontes, internas e externas, e a demanda por agilidade no processamento, as etapas iniciais de pesquisa e coleta podem ser automatizadas.

Os crawlers são desenvolvidos para mapear, coletar, estruturar e alimentar diferentes tipos de plataformas, softwares, modelos de inteligência artificial ou mesmo planilhas, para consolidação de dados e apresentação visual, em relatórios e dashboards, dependendo de qual for o objetivo final.

Aprimoramento da inteligência de mercado

 Na rotina de áreas como marketing, vendas e relacionamento com clientes, no geral, profissionais lidam diariamente com a análise de métricas internas, tendências de mercado, comportamento de público-alvo e tantos outros indicadores que auxiliam no planejamento estratégico e otimização do trabalho.

Nem sempre é fácil encontrar estes dados estruturados e o uso de automação para coleta de informações consiste em uma solução eficiente para a geração de insights e análises complexas, principalmente em grande escala que complementam as estratégias de inteligência de mercado.

Maior vantagem competitiva

Quanto maior for a capacidade de processamento de dados, melhor será o desempenho de uma empresa no mercado. Ainda que o seu negócio não seja essencialmente na área de tecnologia, é fato que a indústria 4.0 e automatização de processos chegará a todos os nichos e setores de negócios.

Sendo assim, a coleta de dados por meio de crawlers, assim como outros tipos de soluções em RPA,  vem se tornando cada vez mais acessíveis às demandas da rotina de dados de diversos players do mercado com diversas aplicações, seja para o monitoramento de concorrentes ou comparativo entre preços e descritivo de produtos, por exemplo.

Extração em sites sem APIs

APIs,  ou Interfaces de Programação para Aplicações, permitem realizar integrações e troca de informações. Quando uma fonte de dados, seja um site ou plataforma, não oferece esse tipo de recurso, o caminho para encontrar e extrair dados se torna ainda mais trabalhoso.

Alternativa para esta situação, os crawlers podem ser personalizados para coletar dados em sites que não possuem APIs, através da automatização que permite varrer, extrair e estruturar informações normalmente, tudo isso em grande volume e em tempo real.

Melhora na qualidade de dados

Uma base cheia de “dados sujos”, ou seja, desatualizados, incompletos e sem relevância para o objetivo de análise, pode sobrecarregar o trabalho e impactar negativamente sobre a tomada de decisão, como você bem pode concluir.

Com a automatização da coleta de dados, a etapa de higienização, que compreende a organização e também a remoção de dados em duplicidade e irrelevantes, também pode ser realizada em tempo real, considerando os parâmetros válidos de cada situação. Com isso, é possível aumentar os níveis de data quality da empresa.

Eficiência no gerenciamento de riscos

A gestão de riscos, outra demanda para rotina de dados em empresas, é muito comum e cada vez mais adotado em diferentes operações. Desde a análise de crédito aos procedimentos de compliance, que podem ter como finalidade mapear riscos em transações comerciais, conhecer os antecedentes em contratações de funcionários ou fornecedores, entre outras aplicações.

A automatização da busca de dados com crawlers, nessas situações, é decisiva para que a análise sobre a continuidade ou não de um processo e para que se possa identificar os riscos envolvidos. Os bots inteligentes oferecem insumos para relatórios e dossiês com agilidade e qualidade, contribuindo para uma tomada de decisões mais assertiva.

Aumento de produtividade

Somado a todos os pontos anteriores, o ganho em produtividade está entre os resultados mais notável com implementação de bots para empresas. Isso porque os crawlers são desenvolvidos para funcionamento 24/7, sem interrupções e capazes de coletar grande quantidade de informações simultaneamente em diferentes fontes como sites, arquivos em diversos formatos, base interna de dados e por aí vai.

Para além da substituição da coleta de dados manual e demorada, esse tipo de tecnologia é capaz de verificar e selecionar informações com precisão, entregando apenas os dados que interessam para análise ou operação.

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