O que é Crawler e como funcionam os robôs para coleta de dados

Crawler Robô para coleta de dados

Crawlers são robôs automatizados que fazem a pesquisa e extração de grande volume de dados em tempo real. Principal recurso para os motores de busca na internet, esse tipo de automação também pode ser aplicado a estratégias de data analysis em empresas.

Em toda a história da humanidade, nunca antes produzimos e compartilhamos tanta informação. Na era big data, a cada segundo, circulam milhões de dados em rede que, em sua maioria, encontram-se não estruturados, isto é, sem uma lógica de organização. 

Por si só, dados isolados apresentam pouca ou nenhuma relevância. Para que possam adquirir significado, um dos principais e mais complexos desafios está relacionado à pesquisa, organização e análise de dados em escala. Nesse cenário, surgem os crawlers, robôs automatizados para fazer uma varredura e são capazes de agregar, classificar e entregar dados já estruturados.

Nos próximos tópicos, entenda um pouco mais sobre o que é um crawler e como a automatização de processos em empresas com bots contribui para a escalabilidade de operações.

O que é Crawler?

Crawler ou web crawler são termos comuns utilizados para designar os algoritmos criados para a coleta de dados, também conhecidos por spider ou scraper. Numa explicação resumida, crawlers são robôs rastreadores ou bots que cumprem a função de realizar a varredura em sites ou em bancos de dados digitais.

Os mecanismos utilizados por buscadores como o Google são o principal exemplo prático de como funciona um crawler: o algoritmo, por meio de bots, faz a busca em tempo real de links na internet e promove a varredura completa das páginas, a fim de entregá-las nos resultados de pesquisa aos usuários, desde que tenham relevância para o tema de interesse na busca.

Trata-se de uma operação completa de data mining ou mineração de dados, que funciona em tempo real, sem interrupções e numa escala de volume de dados gigantesca, sendo impossível reproduzi-la manualmente.

Para além da otimização para motores de busca e funcionamento desses buscadores, os crawlers  têm aplicações que estão sendo cada vez mais exploradas pela inteligência de mercado e automação de processos em empresas. A partir de robôs personalizados para coletas de dados, é possível encontrar qualquer tipo de dado e transformá-lo em informação estratégica.

Esse tipo de robô é capaz de extrair dados de de sites que não possuem APIs, ou Interface de programação de aplicações, que permitem a comunicação entre a plataforma ou software e a fonte de dados.

Aplicações de crawlers para empresas

Considerando as necessidades comuns a todas as empresas, como vender mais e melhor, aumentar a produtividade, otimizar custos e gerar mais lucros, o processo de transformação digital impacta como uma demanda direta a todos os negócios, independente do porte, setor ou nacionalidade.

A busca por ferramentas de automação de processos, que ajudem a escalonar a operação de profissionais, equipes e áreas, é uma demanda crescente e motivada pela cultura  data driven que utiliza a análise de dados em todas as tomadas de decisões estratégicas.

Portanto, a aplicação de crawlers para empresas, projetos, estratégias e operações é uma solução que contribui para a escalabilidade da coleta e acurácia de informações, através de fontes, formatos e plataformas, sejam eles  dados estruturados ou não estruturados .

É  possível utilizar bots personalizados para coletar dados para, por exemplo:

  • estratégias de inteligência de mercado, como pesquisas de preços e concorrentes;
  • procedimentos de compliance (certidões negativas, notícias e afins);
  • validação sobre a situação cadastral de veículos de uma frota para junto aos Detrans;
  • mapeamento de anúncios, preços e localização de imóveis;
  • serviços de backoffice administrativos ou gerenciais;

Entre tantas outras possibilidades. De maneira geral, o processo de implementação de crawlers e outros tipos de automação começa por um planejamento estratégico que consiste em identificar o problema ou demanda, entender qual é o volume de dados, mapear as fontes de consulta, descrever o formato ou plataforma para entrega desses dados e só então dimensionar a complexidade dos robôs.

Benefícios da coleta automatizada de dados 

É comum que a coleta de dados ainda seja feita manualmente, gerando problemas que afetam diretamente a produtividade e assertividade nos procedimentos internos em empresas. Contudo, quando a automatização por meio de robôs entra em cena, ficam evidentes os benefícios.

Contar com uma solução voltada para automação de processos através de robôs personalizados para coleta de dados, contribui positivamente para:

  • Aumento da produtividade
  • Otimização de recursos
  • Redução de custos operacionais
  • Aprimoramento da inteligência de negócios
  • Assertividade e agilidade nas tomadas de decisão

E diversos outros benefícios que convergem para resultados mais objetivos, seja qual for o método de análise ou ferramenta utilizados. 

Riscos de bots rastreadores

Ainda que exista receio em utilizar bots, namaior parte dos casos gerado por notícias de ataques cibernéticos, é fundamental evidenciar que crawlers não são, necessariamente, softwares mal-intencionados que tem por objetivo acessar, extrair ou ainda alterar qualquer tipo de informação de maneira ilícita.

Assim como qualquer outro recurso para o tratamento de dados, os crawlers podem apresentar riscos à segurança, quando não utilizados em conformidade com as boas práticas e normas presentes na legislação. No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), determina uma série de obrigações legais para empresas para a coleta e todos os procedimentos que envolvem dados de terceiros.

É importante observar também que o uso de bots, desde que não implementado por profissionais e empresas que estejam em conformidade, podem gerar punições de diversas naturezas, como a aplicação de multas e restrições a financiamentos oferecidos pelo governo.

Uma dica primordial antes de contratar esse tipo de serviço, para evitar eventuais transtornos, é verificar a conformidade de fornecedores e se existe o armazenamento de dados sensíveis, por exemplo.

Como criar um crawler personalizado

Soluções como esta são criadas por profissionais e equipes especializadas no desenvolvimento back-end.  A partir de uma demanda pontual para otimização ou nova implementação, cria-se um planejamento que considera aspectos como o volume de dados, as fontes de onde serão extraídos e em qual formato de arquivo serão entregues, já estruturados.

Este serviço pode ser desenvolvido internamente, por uma equipe de TI própria ou também terceirizada. Neste último caso, a escolha passa pela avaliação da experiência da equipe e estrutura da empresa contratada, considerando todos os aspectos de segurança, habilidade e atualização de tecnologia.

Desde 2017, a Crawly é pioneira no Brasil no uso de data mining, crawlers, scrapers e machine learning, totalmente em acordo com a LGPD. Já desenvolvemos soluções para as principais e maiores empresas de diversos segmentos.

Nossa equipe de desenvolvedores atua com a tecnologia mais avançada para entregar o máximo em qualidade, agilidade e precisão de informações prontas para serem analisados ou alimentados a modelos de inteligência artificial. 

Quer saber como os crawlers funcionam na prática? Acesse nossa página de cases ou entre em contato.