Já se foi o tempo em que ser uma empresa data driven (ou seja: orientada a dados) poderia ser considerado algo opcional. Hoje, com o grande e crescente volume de dados à disposição, aliado à ferramentas de coleta e análise, simplesmente não é uma decisão perspicaz deixar tudo isso de lado e trabalhar somente com achismos ou feelings.
Mas se você ainda faz parte do (cada vez menor) grupo de pessoas que não enxerga o gigantesco potencial do big data para o crescimento de organizações de todos tamanhos e setores, não tem problema.
Selecionamos, neste artigo, 3 benefícios que a sua organização vai conquistar ao se tornar uma empresa data driven. Vem conferir!
Você com certeza sabe que fazer escolhas estando completamente no escuro nunca é uma boa ideia, certo? Acontece que, como tudo hoje acontece num ritmo muito mais acelerado, perder deixar passar informações importantes e ficar no escuro é um risco que não pode ser desconsiderado.
Essa aceleração cada vez maior significa que precisamos de acesso rápido a grandes volumes de dados para que não fiquemos para trás.
Esses grandes volumes de dados podem ser obtidos por meio de tecnologias como web crawlers, que “varrem” sites em busca dos dados desejados em tempo real e conferem muito mais agilidade estratégica às organizações que fazem uso da tecnologia.
Leia também: Web crawlers e web scrapers: conheça as aplicações práticas para negócios
Com acesso a dados atualizados e relevantes para o seu negócio, você estará com a faca e o queijo na mão para gerar insights mais criativos e soluções mais inovadoras dentro da sua organização.
É por meio da coleta de dados que você terá acesso detalhado a informações que vão ajudar você a compreender melhor as movimentações do mercado e dos seus concorrentes, além de conhecer com mais profundidade o seu público-alvo.
É seguindo esse caminho, com dados atualizados, inovações em sequência e insights bem embasados, que o futuro do mercado será construído.
Prestar atenção às mudanças que acontecem no mundo da tecnologia é essencial não somente para que você se mantenha atualizado sobre o que acontece à sua volta, mas também para que você perceba o quanto antes quando surgir uma nova tecnologia ou ferramenta que possa proporcionar uma vantagem competitiva relevante para o seu negócio.
Um estudo recente da Salesforce, por exemplo, afirma que 91% dos negócios querem implantar soluções de automação de processos em suas rotinas. Mas, a depender do porte e das necessidades da sua empresa, talvez seja mais interessante colocar em prática algo como a hiperautomação.
Podemos citar aqui outros exemplos como a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial, mas o ponto principal é esse: a adoção de novas tecnologias é a chave para manter em alta a performance da sua empresa e também para conferir vantagens competitivas, principalmente em mercados cada vez mais concorridos.
Gostou de ler sobre organizações data driven e quer o que aprendeu aqui na sua empresa? Agende uma conversa com um de nossos especialistas!