Já não é mais segredo para muitos profissionais que aplicar big data ao dia dia das organizações e promover um ambiente de trabalho orientado aos dados (ou data driven) é uma escolha inteligente.
O que parece não ser ainda muito bem compreendido são as vantagens da utilização do big data, e como a transformação digital pode auxiliar empresas de todos os ramos a crescer de maneira rápida e natural.
Confira, abaixo, três das principais vantagens do uso de big data para fazer a sua organização crescer de forma saudável e eficiente.
Esta vantagem, à primeira vista, pode despertar um certo estranhamento. Mas é exatamente por parecer algo óbvio que a habilidade de conhecer e compreender a sua empresa e o seu modelo de negócios pode passar despercebida por muitos gestores.
Entender como sua empresa funciona, os produtos ou serviços oferecidos, o comportamento dos clientes e seu posicionamento em relação à concorrência, preços, entre outros detalhes, é um conhecimento que nunca se esgota e que precisa ser renovado constantemente.
E não há fonte de conhecimento melhor que o big data. É nos dados, obtidos por ferramentas como web crawlers, que você vai obter informações atualizadas e de qualidade para conhecer a fundo a sua organização, de uma maneira muito mais aprofundada e segura, do que antes nos tempos pré-digitais.
Outra facilidade advinda da transformação digital é a possibilidade de testar novos produtos ou serviços a baixo custo ou, então, testar o desempenho da organização em novos mercados antes da realização de altos investimentos para uma entrada definitiva.
É por meio destes testes que são gerados novos dados que serão, em seguida, analisados, gerando insights que vão definir com maior precisão os próximos passos a serem tomados pela companhia.
Este é um recurso que vemos sendo utilizado constantemente pelas redes sociais, por exemplo. Muitas vezes um recurso inédito, ainda em fase de desenvolvimento, é liberado para uso por um grupo seleto de usuários, ou então somente em alguns países. São os dados gerados a partir deste processo de testagem que vão definir que os recursos em desenvolvimento serão liberados para o público em geral, alterados ou descartados.
As empresas bilionárias que controlam as redes sociais que utilizamos diariamente sabem que trabalhar em cima de achismos não é uma boa decisão estratégica. O mesmo vale para a sua organização.
Todo gestor quer que a empresa cresça, que o faturamento aumente… Mas esses objetivos são muito amplos. É preciso estabelecer as estratégias que serão colocadas em curso para que esses objetivos sejam alcançados. Para que isso aconteça, você precisa de dados de qualidade.
O volume de dados disponível na internet é gigantesco e não para de crescer. No buscador do Google, por exemplo, o volume de dados das páginas indexadas alcançou 62 petabytes em 2021.
É um mar de informações que precisa ser navegado com foco e know-how. Está em busca de uma parceria para tirar o máximo proveito do big data para o seu negócio, a Crawly está aqui para lhe ajudar. Entre hoje mesmo em contato com um de nossos especialistas!