O risco é algo inerente à gestão de toda e qualquer empresa. As decisões tomadas, as estratégias traçadas, os contratos fechados… Nada disso está livre de risco e a verdade é que é impossível prever com 100% de certeza o resultado das escolhas feitas no dia a dia da gestão de uma empresa, seja esse resultado de curto, médio ou longo prazo.
É por conta dessa realidade que existe a gestão de riscos, cujo objetivo, como o próprio nome indica, é reduzir o quanto for possível os riscos inerentes às decisões tomadas no dia a dia pela gestão de uma empresa.
A gestão de riscos, assim como praticamente tudo o que envolve a administração empresarial, tem mudado muito por conta da transformação digital pela qual todo o mercado vem passando. Graças ao big data, que reúne uma quantidade gigantesca de informações que podem ser analisadas e utilizadas a qualquer momento, a gestão de riscos ganhou novos recursos. Confira, abaixo, algumas das principais vantagens de se utilizar big data na gestão de riscos da sua empresa.
Decidir para que setores serão alocados os recursos financeiros de uma empresa é o tipo de ação que não pode ser feita de forma leve, pois é um processo que exige muita deliberação, estudo e pesquisa.
E se, antes de tomar esse tipo de decisão, o gestor tiver em mãos gráficos e planilhas com informações precisas já coletadas e estruturadas? É isso que o big data proporciona. Ao coletar dados atualizados e precisos, decisões sobre a aplicação de capital podem ser realizadas de maneira mais objetiva, minimizando perdas e dores de cabeça para todos os envolvidos.
As fraudes, infelizmente, são uma realidade que precisa ser enfrentada constantemente por empresas do Brasil e do mundo. Segundo dados da companhia brasileira ClearSale, microempresas sofrem 252% mais tentativas de fraude do que a média das empresas estabelecidas em solo nacional.
O que fazer, então? Novamente, o big data surge com um caminho. A análise preditiva, proporcionada pela estruturação de dados oriundos do big data, torna possível comparar dados internos e externos, além de possibilitar enxergar com mais clareza movimentações anormais em clientes ou em empresas parceiras.
Ninguém gosta de ser aquela pessoa que só conhece uma tendência quando é tarde demais, no momento que consegue aproveitar a novidade, se dar conta que aquilo já é coisa do passado. Aproveitar uma tendência no começo, ou melhor ainda, prever quando uma tendência vai surgir, pode ser a chave que uma empresa precisa para cumprir seus objetivos e alcançar novos patamares.
Com o big data, isso é possível. Com um processo de análise de dados atualizado e dinâmico, empresas de qualquer área podem prever tendências e utilizar este conhecimento para sair na frente da concorrência.
Leia também: Automação de processos em empresas: aprenda os primeiros passos
Dizem que time em time que está ganhando não se mexe, mas, no universo empresarial, especialmente com a nova realidade proporcionada pela pandemia, esse antigo ditado está bem distante da verdade.
Não mexer no seu time, hoje em dia, pode significar a perda de oportunidades valiosas, além de um gasto evitável de tempo e dinheiro. Tudo a ver com gestão de riscos, não é mesmo? Com o big data do seu lado, é possível identificar flutuações do mercado e se preparar antecipadamente para crises e outros acontecimentos que, sem o conhecimento correto em mãos, poderiam causar grandes perdas.
Que tal dar o próximo passo da transformação digital e implementar o big data na sua organização? Fale hoje mesmo com um de nossos especialistas!