Simplesmente não é possível falar sobre big data, coleta, estruturação, leitura e automação de dados (entre tantos outros termos) e deixar de lado a data mining, ou, como dizemos em bom português, a mineração de dados.
À medida que ter em mãos dados confiáveis e atualizados se torna uma questão cada vez mais importante para empresas do mundo todo, saber o que é, como funciona e quais são os fatores que influenciam a mineração de dados faz-se essencial.
Ao final da leitura, temos certeza que você terá uma visão mais ampla, analítica e concreta sobre mineração de dados de dados e as vantagens que essa tecnologia representa para os seus negócios ou projetos.
Mineração de dados é o nome designado ao processo, feito de forma automática ou semiautomática, de descoberta de padrões e outras informações valiosas a partir de grandes volumes de dados, tudo feito com o objetivo de gerar novas oportunidades de mercado aplicável a empresas de todos os setores.
Com o crescimento constante da geração e do armazenamento de dados, vem aumentando também a necessidade, por parte do mercado, de soluções que transformem esses dados em informações acionáveis, ou seja, que possam ser utilizadas para gerar insights para novas estratégias, seja para a expansão do negócio, prever o comportamento de leads e clientes e compreender melhor a concorrência, entre outros.
Quando o assunto é mineração de dados, o processo como um todo pode ser dividido em 4 etapas. Confira, abaixo, quais são e que tipo de trabalho é desenvolvido em cada uma delas.
Para que a mineração de dados funcione da melhor maneira, são utilizadas uma série de tecnologias que, quando combinadas, atuam para trazer os melhores resultados. Confira, agora, as principais delas.
Redes neurais artificiais - Baseadas na interconectividade de neurônios do cérebro humano, essas redes estão diretamente relacionadas a algoritmos de deep learning e ajuda programas a identificar padrões e resolver problemas.
Árvores de decisão - Essa é uma técnica da mineração de dados que consiste em classificar possíveis resultados a partir de determinadas decisões previamente tomadas. Essa técnica utiliza uma visualização em forma de árvore, como o próprio nome indica, para facilitar a compreensão dos possíveis resultados identificados.
Regras de associação - Este é um método que se baseia em encontrar similaridades entre variáveis dentro de um determinado volume de dados.Estatística - Aqui, não tem muito mistério. Estamos falando de estatística no sentido mais puro do termo, ou seja, a análise de séries temporais para identificar variações.
Não é à toa que a mineração de dados de dados vem sendo cada vez mais visada por empresas do mundo inteiro como uma oportunidade tecnológica que oferece resultados tangíveis e insights de alto valor. Mas como isso funciona na prática?
Vejamos como exemplo o setor de e-commerce. Toda vez que você entra numa loja online e vê que a loja selecionou para você produtos baseados em compras anteriores, isso já é a mineração de dados em ação. Significa que a empresa conta com a tecnologia necessária para utilizar os dados que coleta ao seu favor, gerando mais vendas.
Outro exemplo é o setor de saúde. Um hospital que coleta, minera e tem acesso fácil e seguro às informações dos seus pacientes estará mais preparado na hora de gerir recursos, mitigar riscos envolvendo pacientes e até mesmo antecipar períodos de internações, por exemplo.
No setor financeiro, a situação não é diferente. Bancos contam fortemente com a mineração de dados para identificar fraudes, fazer classificações de crédito, oferecer serviços personalizados e aprender mais sobre o comportamento e as ações dos seus correntistas.
O que você acha de utilizar a mineração de dados a favor da sua empresa? Aqui na Crawly nós coletamos e estruturamos todos os dados que você precisa, em tempo real. Vamos marcar uma conversa? Entre em contato conosco hoje mesmo!