Você já deve ter reparado que, hoje em dia, tudo parece acontecer numa velocidade muito mais rápida do que há 15 ou 20 anos. E isso faz completo sentido.
Com o advento da internet e os avanços constantes no desenvolvimento tecnológico, o volume de informações em circulação aumentou drasticamente. E, com mais informações circulando, o que acontece é que elas também se tornam ultrapassadas mais rapidamente.
Você muito provavelmente já presencia isso num nível pessoal quando se atualiza das novidades sobre os seus amigos e familiares em redes sociais.
Algo similar também ocorre quando você visita portais de notícias para saber o que está acontecendo no mundo, por exemplo. Uma notícia que esteja em destaque no período da manhã com certeza não estará mais em evidência após o horário do almoço ou no final da tarde.
Acontece que a velocidade de informações também é um fator que impacta diretamente o mundo dos negócios.
Como você pode se basear em dados para tomar decisões que vão impactar o futuro da sua empresa se as informações que você tem em mãos se tornam desatualizadas numa velocidade cada vez maior?
E aí que entra em cena a coleta de dados em tempo real.
De maneira sucinta, podemos definir a coleta de dados em tempo real como aquela que capta os dados em determinadas fontes (como e-commerces, marketplaces, portais públicos, bancos de dados etc.) e imediatamente disponibiliza esses dados numa planilha eletrônica, plataforma ou sistema semelhante em que essas informações são consultadas.
Em outras palavras, a coleta de dados apresenta os dados assim que eles são coletados.
Para muitas organizações, ter em mãos esse tipo de informação significa possuir os dados mais precisos possíveis para planejar os próximos passos imediatos e futuros.
Agora é hora de ficar por dentro de alguns dos benefícios que a coleta de dados em tempo real traz para a sua empresa.
Uma das vantagens mais evidentes de quando falando em coleta em tempo real é o fato de que não a espera, pois os dados são coletados, processados e em seguida visualizados de maneira virtualmente instantânea.
Esse paradigma possibilita que insights inéditos surjam, aliados a análises mais precisas e relevantes.
É verdade que se deve evitar tomar decisões por impulso, assim como também não é recomendado decidir algo, ainda mais se for importante e de grande impacto, sem o embasamento necessário para tomar uma decisão verdadeiramente bem informada.
Mas acontece que, quando falamos de negócios, a realidade é que muitas vezes é preciso sim tomar decisões rapidamente. E, quando isso acontecer, ter em mãos dados em tempo real, com zero defasagem, é o tipo de vantagem que fará toda a diferença.