Uma das dúvidas mais comuns ao pensarmos no meio digital e nos dados é justamente o significado dos termos Data Science, Big Data & Data Analytics. Por mais que eles sejam extremamente importantes, a sua aplicação causam dúvidas dentre as empresas.
Os dados atualmente são um dos recursos mais valiosos e que as empresas prezam justamente pelo fato deles serem essenciais ao se tratar do crescimento das empresas e de uma diferenciação dos demais.
O grande volume de dados disponíveis atualmente estão mudando o mundo que conhecemos, as indústrias e até mesmo a forma como um consumidor se relaciona, por exemplo, com uma empresa de esquadrias.
Por isso, para que seu negócio vá ao encontro de tudo que está surgindo e tenha um diferencial ao ser comparado com outras empresas, ter o conhecimento sobre esses três termos é algo totalmente fundamental.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o Data Science, Big Data e Data Analytics, evidenciando o significado de cada termo, suas funções, benefícios e principalmente quais as diferenças entre si. Confira!
O Data Science se caracteriza como uma espécie de ramo do Big Data, tendo como objetivo principal extrair e exportar informações derivadas da enorme quantidade de dados coletados pela sua empresa.
Assim, ao aplicar esse conceito, por exemplo, em uma empresa de montagem mecânica, se tem à disposição as informações para uso próprio ou até mesmo para operações realizadas por terceiros.
Com isso, para realizar o funcionamento desse recurso e atingir os objetivos, os cientistas de dados são os responsáveis por projetar e implementar algoritmos matemáticos com base em estatísticas, como machine learning e outras metodologias.
Essas ferramentas proporcionam um embasamento e direcionamento para as empresas, permitindo com que se tenha um comportamento ou outro, variando de acordo com as circunstâncias e o tempo.
Por isso o Data Science garante que os padrões detectados possam ser vistos da melhor forma, sendo totalmente claro e legível para aqueles que precisam tomar decisões com base nos dados coletados.
Já o Big Data pode ser caracterizado como uma porção de dados que muitas vezes são acumulados com o passar do tempo, tendo esses dados através de empresas e outros tipos de fontes de informação.
Geralmente o diferencial do Big Data com outros tipos de dados é justamente o grande volume de dados que ele ocupa, cuja tendência de crescimento é totalmente exponencial.
Além disso, a quantidade de dados coletados pelo Big Data são tão grandes que os softwares e equipamentos utilizados para analisar as informações se tornam até mesmo antigos.
Entretanto, ao utilizar essa técnica em seu site, por exemplo, de loja de móveis para jardim, se tem esse ambiente propício para a avaliação de problemas, conseguindo observar e reparar esses erros de uma forma totalmente eficaz.
Além disso, esse recurso sempre é visto em conjunto com algumas referências, como os 3 Vs (volume, velocidade e variedade), se referindo totalmente à quantidade de informações que acumulamos, a velocidade que os dados crescem e os diversos formatos disponíveis.
O Data Analytics é um processo que está totalmente associado a uma análise que envolve examinar os dados para tomar decisões totalmente úteis e assertivas ao se tratar da sua empresa.
Assim, esse funcionamento geralmente ocorre através dos softwares especializados, que são utilizados desde empresas de escadas pré moldadas a industriais e afins, sendo primordial ao pensarmos nas tomadas de decisões.
Com isso, fica totalmente claro que o data analytics é utilizado dentre as empresas na tomada de decisões, fazendo com que se tenha muito mais assertividade e que as ações venham ser sempre direcionadas e totalmente impactantes.
Além disso, os profissionais ao trabalharem com o data analytics transformam os dados, que são muitas vezes incompreensíveis, em algo que possa ser visualizado de uma forma fácil por todos.
Dentre as funções do Data Science, podemos evidenciar principalmente o estudo e estruturação dos dados do seu negócio, possibilitando com que insights precisos possam ser extraídos em sua empresa.
Além disso, alguns benefícios deixam ainda mais claro as funções e utilizações desse recurso, sendo eles:
Assim, ao ver de forma prévia os benefícios do Data Science, fica claro que ter o entendimento desse recurso é uma das principais ações para as empresas que buscam explorar os dados de forma precisa.
Com isso, para entender ainda mais sobre esse recurso, confira em detalhe os benefícios destacados e entenda ainda mais sobre essa ferramenta.
Quando uma empresa investe e se preocupa com os seus dados, se tem à disposição o que é chamado de análise preditiva, conseguindo ter assertividade e precisão através dos diversos momentos do mercado.
Por exemplo, uma empresa de instalação elétrica industrial, ao utilizar tecnologias como machine learning e a inteligência artificial, se tem uma análise precisa do que está por vir.
Assim se aumenta a previsibilidade do seu negócio, tomando decisões que vão impactar positivamente o futuro da sua empresa, reunindo um ambiente propício ao crescimento e evolução em relação à tomada de decisões.
O Data Science e os profissionais responsáveis por esse recurso trabalham em parcerias para identificar as diferentes fontes de dados do seu negócio, buscando esses dados em tempo real, auxiliando principalmente através da tomada de decisões.
Os dados são capazes de oferecer soluções, comunicações e produtos totalmente alinhados com as necessidades do público, gerando esse impacto positivo ao considerar os setores de marketing e vendas da sua empresa.
Quando se trata da segurança, o Data Science faz um trabalho impecável, por isso ao aplicar esse recurso, por exemplo, em um site de fabricante de móveis de madeira, se tem um sistema de prevenção de fraudes, mantendo os dados dos clientes sempre em segurança.
Dentre as funções do Big Data, esse recurso se caracteriza como uma das formas mais eficazes de impulsionar mudanças inteligentes e totalmente sustentáveis.
Ele é uma das maneiras de armazenar, processar, gerenciar e servir as informações que orientam as decisões dos negócios. Assim os benefícios desse recurso se caracterizam como:
Com isso, fica totalmente claro o quanto o Big Data é a força vital dos negócios modernos, estabelecendo vantagens desde uma empresa de orçamento para fiscalização de obras, a um site de roupas esportivas.
Ao destacarmos o funcionamento e aplicação do data analytics, essa métrica permite com que as empresas identifiquem tendências, padrões e desvios, sendo informações essenciais ao se tratar da otimização dos processos.
Além disso, através do data analytics se tem uma melhora totalmente considerável na satisfação dos clientes, melhorando até mesmo uma instalação de sistema SPDA e o desenvolvimento dos produtos.
Além desse funcionamento eficaz para as empresas, o data analytics reúne vantagens totalmente únicas, sendo elas:
Por isso, ao utilizar do data analytics se tem um fluxo de trabalho muito mais positivo, eliminando gastos desnecessários e agindo através do mercado e dos investimentos de uma forma cada vez mais assertiva.
A principal diferença entre esses três recursos e termos é justamente a forma como cada um lida com os dados de uma forma específica, sendo o que os diferenciam e os tornam únicos através da sua aplicação.
De uma forma resumida para o seu entendimento, pode se dizer que:
Como foi visto, é um campo que abrange e trabalha com tudo que está relacionado a limpeza, preparação e análise de dados, gerando esse ambiente totalmente clean para a tomada de decisão.
Por isso, para trabalhar com o Data Science não é fundamental que dentre a sua empresa se tenha um conhecimento sobre as linguagens de programação, mas é totalmente necessário ter uma facilidade ao se tratar dos números e estatísticas.
Já o Big Data é utilizado principalmente para analisar insights, levando as empresas a um amadurecimento e uma melhora através da tomada de decisões, conseguindo sempre se mover de uma forma estratégica.
Assim, o seu principal desafio está na capacidade de conseguir analisar uma grande quantidade de dados gerados em diferentes fontes, extraindo o que é mais relevante e propício às estratégias da sua empresa.
O Data Analytics já está relacionado à descoberta, interpretação e comunicação de padrões significativos em dados, sendo fundamental ao se tratar das estratégias das empresas.
Logo, ao aplicar esse recurso se tem uma combinação de programas, com habilidades estatísticas, aprendizado de máquina e algoritmos, desenvolvendo novos métodos analíticos e modelos de aprendizado de máquina.
Por isso, ao ter o conhecimento desses recursos chegou o momento de aplicá-los em sua empresa, levando em consideração as metas e objetivos que a sua empresa tem ao realizar essa implantação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.